SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM GABARITO PARA 8º E 9º ANOS - SIMULADO SAEB 3

SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM GABARITO PARA 8º E 9º ANOS - SIMULADO SAEB 3


Este simulado de Língua Portuguesa contém 13 questões com base nos Descritores do SAEB para o 9º ano.

Nele, trabalha-se questões envolvendo os gêneros textuais anúncio publicitário, notícia, tirinha, charge, fábula e reportagem.

Além disso, há o Gabarito e a Lista de Descritores SAEB ao final. Você também pode baixar o arquivo em PDF e imprimir.

Essa é uma atividade que poderá ajudá-lo a desenvolver diversas habilidades necessárias para o desenvolvimento da Competência em Língua Portuguesa pelos alunos.


Simulado 2

Simulado de Língua Portuguesa - SAEB


TEXTO 1

Disponível em: www.ondaazul.org.br

1.   (D6) O tema do texto é

(A) a poluição da água.

(B) o despejo de produtos químicos na água.

(C) a degradação dos animais marinhos.

(D) o plástico jogado nos rios.

 

2.   (D12) Esse texto tem como objetivo

(A) despertar no leitor o respeito aos animais marinhos.

(B) informar ao leitor a realidade da poluição dos oceanos.

(C) persuadir o leitor a preservar a água.

(D) sensibilizar o leitor quanto ao uso de canudos.

 

3.   (D5) O texto não verbal contribui para construção do texto publicitário porque

(A) enfatiza os impactos causados pela poluição da água.

(B) ilustra as características das tartarugas.

(C) reconhece os ricos dos materiais eletrônicos na água.

(D) denuncia o descarte irregular de material químico na água.

 

4.   (D2) No enunciado “Não são elas que andam devagar. A poluição é que não espera”, o trecho associa

(A) as características das tartarugas e o avanço da poluição da água.

(B) a velocidade das tartarugas e o tempo que o plástico leva para se decompor na água.

(C) a ação humana de poluir com rapidez os rios e os impactos da poluição à vida marinha.

(D) a condição dos animais aquáticos e o avanço do uso de materiais eletrônicos.

 

5.   (D1) Segundo o texto, os principais fatores da degradação da água são

(A) o lixo plástico e o lixo eletrônico.

(B) a decomposição do plástico e o uso de produtos químicos.

(C) a poluição e a contaminação química.

(D) a morte de espécies e a contaminação por produtos químicos.

           

TEXTO 2

Seis pessoas são autuadas por tortura e morte de tubarão no Ceará

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) identificou e autuou seis pessoas envolvidas na captura, na tortura e na morte de um tubarão no litoral do Ceará. Os suspeitos, que não tiveram as identidades divulgadas, responderão por maus-tratos. Além disso, todos foram intimados pela Delegacia de Crimes Ambientais do Ceará.

Uma investigação em conjunto dos dois órgãos chegou até os responsáveis. As imagens e vídeos que viralizaram nas redes sociais ajudaram a identificar os agressores. Segundo o Ibama, as multas somadas chegam a R$ 4,3 mil. No entanto, se condenados por crime ambiental, podem cumprir de três meses a um ano de reclusão.

O tatuador Inocêncio Firmino curtia a praia com a família no dia da agressão. Passada a euforia de ver um tubarão no raso, segundo ele, veio um sentimento de revolta. "As cenas foram impressionantes. Minha esposa tirou as crianças de perto. Aquele povo todo em cima do bicho, batendo e cutucando. Uma coisa muito triste", disse ao UOL.

Para Firmino, a decisão da autuação do grupo foi justa. "Se não punir esse tipo de comportamento, vira corriqueiro. A gente tem que respeitar os animais. Todos eles têm uma função no ecossistema. O tubarão não saiu na areia perseguindo ninguém", destacou.

No último domingo (14), um grupo de pessoas percebeu a aproximação de um tubarão na praia do Balbino, na cidade de Cascavel. Em determinado momento, o grupo decidiu capturar o animal. Ele então foi tirado da água, o que deu início a uma sessão de tortura, com chutes e até pedaço de madeira introduzido na boca do bicho. Depois de morto, o tubarão foi amarrado em um buggy e arrastado pela areia até um local onde foi retalhado e dividido.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br

6.   (D9) O fato principal noticiado no texto é

(A) o sentimento de revolta da população em relação aos maus-tratos ao animal.

(B) o valor da multa aplicada aos torturadores.

(C) os vídeos do ataque ao animal que viralizaram nas redes sociais.

(D) a identificação e a autuação das pessoas envolvidas na captura, morte e tortura do animal.

 

7.   (D12) O texto tem com propósito

(A) apresentar o posicionamento das pessoas que viram o acontecimento.

(B) informar que os agressores foram identificados a autuados pelo Ibama.

(C) informar que os agressores foram multados em R$ 4,3 mil reais.

(D) discutir sobre a gravidade e a repercussão do caso nas redes sociais.

 

8.   (D15) Em “Se não punir esse tipo de comportamento, vira corriqueiro”, o vocábulo “se” indica relação de

(A) oposição.

(B) condição.

(C) causa.

(D) efeito.

TEXTO 3


Disponível em: http://artecult.com

9.   (D5) A tirinha traz uma crítica

(A) à falta de respeito das crianças.

(B) à forma como os adultos encaram as crianças.

(C) à falta de respeito ao meio ambiente.

(D) à educação ambiental das crianças.

 

10. (D16) A ironia na tirinha está presente

(A) no uso da interrogação no 1º quadro.

(B) na expressão do sapo.

(C) no uso da serra elétrica pelo homem.

(D) no desenho da árvore.

 

TEXTO 4


Disponível em: https://br.pinterest.com

11. (D4) A charge expõe uma contradição ao

(A) apresentar várias árvores derrubadas.

(B) mostrar a fala do passarinho que é contrária ao título.

(C) apresentar o cenário da preservação ambiental no Brasil.

(D) sugerir que os animais não têm mais lugar na natureza.

 

TEXTO 5

A gralha vaidosa

 Júpiter deu a notícia de que pretendia escolher um rei para os pássaros e marcou uma data para que todos eles comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei.

 Querendo arrumar-se o melhor possível, os pássaros foram tomar banho e alisar as penas às margens de um arroio. A gralha também estava lá no meio dos outros, só que tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias.

 "Vamos ter que dar um jeito", pensou ela.

 Depois que os outros pássaros foram embora, muitas penas ficaram caídas pelo chão; a gralha recolheu as mais bonitas e prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pássaro era mais vistoso que ela. Quando o dia marcado chegou, os pássaros se reuniram diante do trono de Júpiter; Júpiter examinou todo mundo e escolheu a gralha par rei. Já ia fazer a declaração oficial quando todos os outros pássaros avançaram para o futuro rei e arrancaram suas penas falsas uma a uma, mostrando a gralha exatamente como ela era.

Moral: Belas penas não fazem belos pássaros.

12. (D10) O conflito central da narrativa se estabelece quando

(A) Júpiter decide escolher o pássaro mais bonito como rei.

(B) a gralha, insatisfeita com sua aparência, tenta enganar os outros pássaros.

(C) os pássaros se reúnem diante do trono para a escolha do rei.

(D) os outros pássaros descobrem as penas falsas da gralha.

 

TEXTO 6

Como é viver nas cidades com tecnologia mais avançada do mundo

A inteligência artificial (IA) em rápida ascensão, os carros autônomos e a energia verde estão se tornando o padrão em todo o mundo.

As inovações avançam mais rapidamente do que nunca. Novas invenções e suas patentes surgem em países e cidades de todo o mundo, mas alguns lugares se destacam por trazerem mais progresso do que outros.

O Índice de Inovação Global 2025 (GII, na sigla em inglês), publicado anualmente pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), classifica os principais países e polos de inovação, com base em diversos critérios.

Eles incluem padrões de investimento, progresso tecnológico, índices de adoção das inovações e seu impacto socioeconômico global.

Coletivamente, os 100 principais polos inovadores — de São Francisco, nos Estados Unidos, até Shenzhen, na China — representam mais de 70% do capital de risco e das patentes globais.

A China aparece no top 10 do Índice de Inovação Global pela primeira vez em 2025. Sua ascensão se deve ao aumento do número de patentes, investimento científico e capital de risco no país.

A nação asiática abriga 24 dos 100 maiores polos de inovação do relatório e o centro tecnológico de Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou, no sul da China, ocupa o primeiro lugar.

Nesta região, a tecnologia é interligada à vida diária e a inovação está incorporada à cultura.

Jamie River mora em Hong Kong há três anos.

Ele conta que você pode visitar um mercado de rua e encontrar vendedores usando QR-codes para pagamento, ao lado de placas com preços manuscritos. E os proprietários de pequenas lojas gerenciam seus pedidos para delivery usando três aplicativos diferentes.

Disponível em: https://www.bbc.com

13. (D4) A partir das informações do texto, é possível inferir que

(A) o avanço tecnológico é igualmente distribuído entre todos os países.

(B) a China tem se tornado uma das principais líderes mundiais em inovação.

(C) o relatório da OMPI critica o uso de capital de risco em países asiáticos.

(D) as tecnologias avançadas substituíram completamente o trabalho humano.



 

Gabarito

Questões

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

Gabaritos

A

C

A

A

C

D

B

B

C

D

B

B

B

Descritores

D6

D12

D5

D2

D1

D9

D12

D15

D5

D16

D4

D10

D4

 

Descritores do SAEB presentes nesta atividade

Descritor         Descrição oficial (SAEB – 9º ano)

D1       Localizar informações explícitas em um texto.

D2       Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D4       Inferir uma informação implícita em um texto.

D5       Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

D6       Identificar o tema de um texto.

D9       Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

D10     Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D12     Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D15     Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

D16     Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.


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