SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM GABARITO PARA 8º E 9º ANOS - SIMULADO SAEB 4

 Este Simulado SAEB de Língua Portuguesa foi elaborado com base na Matriz de Referência do SAEB, contemplando descritores que avaliam habilidades essenciais de leitura, interpretação e análise linguística.


A atividade traz textos variados, como cartas de leitor, charge e texto dissertativo, que permitem ao aluno exercitar a compreensão, a inferência, o reconhecimento de opiniões e a análise do uso de conectores.

O material é ideal para ser aplicado em aulas diagnósticas, simulados preparatórios ou atividades de revisão, tanto em sala de aula quanto em avaliações externas.

Objetivos pedagógicos

  • Desenvolver a habilidade de ler criticamente diferentes gêneros textuais.

  • Promover o reconhecimento das relações de sentido e coesão no texto.

  • Avaliar o domínio de competências linguísticas exigidas pelo SAEB.

  • Preparar os estudantes para provas externas e diagnósticos nacionais.

Simulado de Língua Portuguesa

Texto 1

Gostaria de parabenizar a equipe da Veja pela reportagem sobre o uso de celular em sala de aula. O texto abordou de maneira equilibrada e esclarecedora os desafios e oportunidades que essa tecnologia traz para o ambiente educacional. A matéria conseguiu expor a dualidade do tema, destacando tanto os benefícios, como a possibilidade de pesquisas rápidas e o uso de aplicativos educativos, quanto os riscos, como a distração e o mau uso.

Outro ponto importante foi a citação de especialistas em educação que reforçaram a necessidade de capacitar os professores para lidar com essa realidade. De fato, o uso do celular pode ser uma ferramenta poderosa, desde que haja uma mediação adequada.

Mais uma vez, parabéns pela relevância do tema e pela clareza com que foi tratado.

Atenciosamente, João da Silva São Paulo, SP

1.   (D1) Qual foi o principal motivo que levou o autor a parabenizar a reportagem da Veja?

(A) A reportagem destacou apenas os benefícios do uso de celular em sala de aula.

(B) A reportagem apresentou uma visão completamente negativa sobre o uso de celulares na educação.

(C) A reportagem abordou tanto os aspectos positivos quanto negativos do uso de celular na educação.

(D) A reportagem ignorou os riscos relacionados ao uso de celulares por alunos.

 

2.   (D1) De acordo com o autor da carta, o que deve ser feito para que o uso do celular em sala de aula seja produtivo?

(A) Os professores devem ser capacitados para mediar o uso

do celular pelos alunos.

(B) O uso de celulares deve ser proibido em todas as escolas.

(C) Os alunos devem ser incentivados a usar o celular apenas

em casa.

(D) A reportagem da Veja sugere que os celulares são sempre prejudiciais em sala de aula.

 

3.   (D14) Há opinião em

(A) “uso de celular em sala de aula”.

(B) “equilibrada e esclarecedora”.

(C) “possibilidade de pesquisas rápidas”.

(D) “o uso de aplicativos educativos”.

 

4.   (D15) No trecho “O texto abordou de maneira equilibrada e esclarecedora os desafios e oportunidades que essa tecnologia traz para o ambiente educacional”, as conjunções “e” em destaque trazem sentido de

(A) alternância.

(B) oposição.

(C) adição.

(D) explicação.

  

Texto 2

Li com atenção a reportagem da Veja sobre o uso de celular em sala de aula, e confesso que fiquei desapontada. A matéria pareceu simplificar uma questão muito mais complexa, ao dar a entender que, com treinamento adequado, o uso do celular seria quase sempre positivo para o aprendizado. Na prática, sabemos que a maioria dos alunos não utiliza o dispositivo de maneira produtiva, mas sim para redes sociais e jogos, o que desvia a atenção e prejudica o ambiente escolar.

Além disso, a reportagem deixou de lado a opinião de muitos professores que, na linha de frente, enfrentam diariamente os problemas trazidos pela presença de celulares nas mãos dos alunos. A tecnologia pode ter seu lugar, mas não no formato irrestrito que a matéria sugere.

Acredito que uma abordagem mais crítica e realista sobre os efeitos negativos do celular na educação seria mais proveitosa.

Atenciosamente,

Maria Oliveira

Belo Horizonte, MG

5.   (D7) De acordo com o autor da carta, o principal problema foi que a reportagem

(A) sugeriu que o uso de celulares em sala de aula é sempre prejudicial.

(B) não mencionou os benefícios do uso de celulares em sala de aula.

(C) não abordou de maneira crítica os efeitos negativos do uso de celulares pelos alunos.

(D) foi completamente negativa em relação ao uso de

tecnologias nas escolas.

 

6.   (D1) Na visão do autor da carta, os alunos utilizam o celular em sala de aula principalmente para

(A) fins educacionais.

(B) redes sociais e jogos.

(C) melhorar o desempenho nas matérias.

(D) pesquisas rápidas e aplicativos educativos.

 

7.   (D15) No trecho “A tecnologia pode ter seu lugar, mas não no formato irrestrito que a matéria sugere.”, a conjunção destacada estabelece, quanto ao sentido, relação de

(A) adição.

(B) oposição.

(C) soma.

(D) conclusão.

 

8.   (D21) Relacionando informações dos textos 1 e 2, pode-se afirmar que se tratam de opiniões

(A) convergentes.

(B) divergentes.

(C) complementares.

(D) auxiliares.

 

 Texto 3

PÁGINA ABERTA

Quando aborda de maneira profunda a desigualdade social que atinge as crianças em nosso país, Viviane Senna põe com propriedade o dedo em uma ferida que só faz se agravar “A desigualdade tem o rosto de uma criança”, (Página Aberta,19 de agosto). Realmente a infância é uma etapa muito vulnerável, e é importante que a sociedade abra os olhos para a necessidade de promover aos pequenos chances de acesso à educação para que possamos, pelo menos, amenizar problemas que comprometem o futuro de toda uma geração.

Maria da Gloria Hissa

Rio de Janeiro, RJ

Disponível em: https://veja.abril.com.br/revista-veja/leitor-2701

9.   (D4) A leitura do texto permite inferir que a autora da carta

(A) concorda com a autora da matéria.

(B) discorda da autora da matéria.

(C) entende que a matéria não discutiu bem o problema.

(D) defende que o tema não é relevante.

 

Texto 4

Disponível em: otempo.com.br/charges

10.  (D5) O sentido da charge foi construído

(A) a partir do texto não verbal.

(B) a partir do texto verbal.

(C) pela expressão dos personagens.

(D) pela relação entre texto e imagens.

 

11. (D15) O termo “mas” poderia ser substituído, sem modificação de sentido na oração, por

(A) mais.

(B) porém.

(C) logo.

(D) assim.

 

Texto 5

A desigualdade social no Brasil afeta profundamente as crianças, pois limita seu acesso a direitos fundamentais, como educação, saúde e alimentação adequada. Muitas delas vivem em regiões onde a escola pública não oferece infraestrutura de qualidade e faltam professores capacitados para garantir um ensino eficiente. Além disso, a fome e a falta de saneamento básico prejudicam o desenvolvimento físico e cognitivo dessas crianças, mas poucas iniciativas governamentais têm sido efetivas para mudar essa realidade. É verdade que programas sociais, como o Bolsa Família, tentam minimizar os impactos da pobreza, no entanto, o alcance ainda é insuficiente para combater as desigualdades de forma ampla.

A desigualdade também se manifesta no acesso a oportunidades. Crianças de famílias ricas têm acesso a escolas particulares e atividades extracurriculares, enquanto as crianças de famílias pobres muitas vezes precisam trabalhar desde cedo para complementar a renda familiar. Ou elas permanecem em um ciclo de pobreza ou lutam contra enormes barreiras para superar essa condição. Portanto, a desigualdade não só perpetua a exclusão social, mas também impede que essas crianças alcancem seu potencial pleno, prejudicando o desenvolvimento do país como um todo.

[...]

12.  (D1) De acordo com o texto, a desigualdade social no Brasil

(A) não interfere no acesso à educação de qualidade para as

crianças.

(B) limita o acesso das crianças a escolas particulares, mas não afeta a educação pública.

(C) prejudica a educação das crianças, pois muitas escolas

públicas carecem de infraestrutura e professores capacitados.

(D) afeta apenas as crianças que vivem em áreas rurais.

 

13. (D1) Segundo o texto, são efeitos da desigualdade no acesso a oportunidades para as crianças:

(A) as crianças ricas e pobres têm o mesmo acesso a atividades extracurriculares.

(B) as crianças de famílias pobres têm as mesmas oportunidades de desenvolvimento que as de famílias ricas.

(C) as crianças de famílias ricas têm acesso a mais oportunidades, enquanto as de famílias pobres muitas vezes precisam trabalhar para ajudar na renda familiar.

(D) falta postos de trabalhos e oportunidades para os pais no

Brasil.

 

14. (D15) No trecho “A desigualdade social no Brasil afeta profundamente as crianças, pois limita seu acesso a direitos fundamentais”, a conjunção “pois” estabelece sentido de

(A) oposição.

(B) explicação.

(C) conclusão.

(D) adição.

 

15.  (D15) Em “Ou elas permanecem em um ciclo de pobreza ou lutam contra enormes barreiras para superar essa condição”, há, entre as orações, sentido de

(A) alternância/exclusão.

(B) adição/soma.

(C) adversidade/oposição.

(D) justificativa/explicação.

 

16.  (D15) Em “Portanto, a desigualdade não só perpetua a exclusão social, mas também impede que essas crianças alcancem seu potencial pleno”, os termos “portanto” e “mas estabelecem, respectivamente, sentido de

(A) adição e oposição.

(B) conclusão e adição.

(C) oposição e oposição.

(D) conclusão e oposição.


SIMULADO 3

GABARITO

QUESTÃO

RESPOSTA

QUESTÃO

RESPOSTA

1

C

11

B

2

A

12

C

3

B

13

C

4

C

14

B

5

C

15

A

6

B

16

D

7

B

17

 

8

B

18

 

9

A

19

 

10

D

20

 

 

HABILIDADES

HABILIDADE BNCC - (EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

HABILIDADE BNCC - (EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.

HABILIDADE SAEB

Questão 1 – D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

Questão 2 – D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

Questão 3 – D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Questão 4 – D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Questão 5 – D7 – Identificar a tese de um texto.

Questão 6 – D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

Questão 7 – D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Questão 8 – D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Questão 9 – D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

Questão 10 – D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

Questão 11 – D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Questão 12 – D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

Questão 13 – D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

Questão 14 – D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Questão 15 – D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Questão 16 – D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Clique aqui para baixar o simulado

Clique aqui para baixar o gabarito do simulado


Postar um comentário