SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM GABARITO PARA 8º E 9º ANOS - SIMULADO SAEB 2

 SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM GABARITO PARA 8º E 9º ANOS - SIMULADO SAEB 2

Este simulado contém 13 questões objetivas de Língua Portuguesa, alinhadas à Matriz SAEB do  ano do Ensino Fundamental.

Nele, contempla-se os seguintes descritores do SAEB:

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Simulado 2

Texto 1


1.   (D16) Na tirinha, o humor ocorre porque

(A) Calvin utiliza um discurso sério para um problema fictício.

(B) Calvin gosta de ver o circo pegar fogo.

(C) O texto foi escrito em tom de crítica.

(D) Calvin está sorrindo no quarto quadro.

 

2.   (D5) A expressão de Calvin no segundo quadro indica que ele está

(A) nervoso.

(B) confuso.

(C) indignado.

(D) triste.

 

Texto 2

Os segredos da mulher que chegou aos 117 anos com idade biológica 23 anos mais jovem

Margarita Rodríguez

Suas células não apenas "pareciam" muito mais jovens, como também "se comportavam" assim: mais jovens. María Branyas Morera era mais do que uma "superanciã", ela era uma "supercentenária".

Em janeiro de 2023, aos 115 anos e 321 dias de idade, ela se tornou a pessoa mais velha do mundo. Mas antes disso, ela já havia atraído a atenção de um cientista.

"Quando descobri por acaso que havia uma supercentenária por perto, entrei em contato com ela e sua família", disse Manel Esteller, chefe do grupo de Epigenética do Câncer do Instituto de Pesquisa de Leucemia Josep Carreras, em Barcelona, à BBC Mundo, o serviço da BBC em espanhol. Eles estavam muito dispostos a nos ajudar, e foi assim que iniciamos este estudo."

Ele se refere à pesquisa publicada nesta semana, que se concentrou em Branyas e buscava entender seu extraordinário processo de envelhecimento que lhe permitiu viver 117 anos e 5 meses. Naquele primeiro encontro, o médico se lembra dela como "muito gentil".

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx2xreldqwko

 

3.   (D1) Segundo o texto, a idosa e sua família

(A) já haviam atraído a atenção de um cientista.

(B) estavam dispostos a ajudar.

(C) iniciaram a pesquisa.

(D) buscavam entender seu extraordinário envelhecimento.

  

4.   (D2) A repetição do termo “super” ao longo do texto

(A) Enfatiza a condição excepcional de María Branyas Morera.

(B) Reafirma o compromisso da idosa com a pesquisa.

(C) Indica a contradição entre juventude e velhice.

(D)Demonstra surpresa do autor quanto aos os dados apresentados.

 

5.   (D3) A expressão “extraordinário processo de envelhecimento” significa

(A) Um envelhecimento comum, igual ao da maioria das pessoas.

(B) Um processo incompleto de envelhecimento biológico.

(C) Um envelhecimento fora do padrão, marcado por vitalidade incomum.

(D) Um envelhecimento acelerado, típico da velhice precoce.

 

Texto 3

Em Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito, a vida do jovem Tanjiro muda por completo quando descobre que sua família foi assassinada por uma raça demoníaca conhecida como Onis. A única sobrevivente deste massacre foi Nezuko, irmã de Tanjiro, que não saiu ilesa desse confronto e foi transformada em um demônio. Diante dessa trágica e sombria circunstância, ele parte numa jornada em busca de uma cura para Nezuko. Para isso, decide se juntar a uma organização dedicada a caçar demônios, pronto para também matar o responsável pela morte de seus pais. Enquanto se fortalece e aprofunda seus laços com outros membros da tropa de caçadores, Tanjiro enfrenta diferentes inimigos em parceria com seus companheiros Zenitsu Agatsuma e Inosuke Hashibira. Ao lado também dos espadachins mais poderosos da organização, tudo precisará valer a pena. No rigoroso programa de fortalecimento coletivo, suas habilidades serão precisas para fazê-lo escapar de um espaço misterioso onde ocorrerá a batalha final.

Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-1000006302/

 

6.   (D12) O texto tem a finalidade de

(A) informar sobre o filme.

(B) fazer uma síntese do que acontece no filme.

(C) explicar a jornada de Tanjiro para salvar a irmã e enfrentar os Onis.

(D) opinar sobre o massacre da família do protagonista do filme.

 

7.   (D9) A informação principal apresentada no texto é

(A) A descrição dos espadachins mais poderosos da organização.

(B) A rotina de treinamento coletivo dos personagens.

(C) O massacre da família de Tanjiro e a transformação de Nezuko.

(D) A convivência de Tanjiro com Zenitsu e Inosuke.

 

Texto 4

Carta aos Missionários

Legião Urbana

Missionários de um mundo pagão

Proliferando ódio e destruição

Vêm dos quatro cantos da terra

A morte, a discórdia a ganância e a guerra

E a guerra

Missionários e missões suicidas

Crianças matando

Crianças inimigas

Generais de todas as nações

Fardas bonitas, condecorações

Documentam na nossa história

O seu rastro sujo de sangue e glória

 


8.   (D13) Na canção, pode-se dizer que o locutor

(A) É um narrador neutro que descreve fatos objetivamente.

(B) Expressa indignação diante da violência causada pelas guerras.

(C) Busca convencer o leitor sobre o problema da guerra.

(D) Assume uma posição imparcial sobre conflitos armados.

 

Texto 5

Poema em linha reta

Álvaro de Campos

Nunca conheci quem tivesse levado porrada

Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil

Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita

Indesculpavelmente sujo

Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho

Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo, absurdo

Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas

Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante

Que tenho sofrido enxovalhos e calado

Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda

 


9.   (D4) No poema, ao afirmar que “todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo”, o eu lírico sugere implicitamente que

(A) Sente-se inferior e frustrado diante dos outros.

(B) É o mais competente entre seus amigos.

(C) Ironiza a forma como seus conhecidos se enxergam.

(D) Está satisfeito com as conquistas de seus conhecidos.

 

Texto 6

Patrícia Bräunig, atual presidente da Ceua; a professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

O uso de animais em experimentos científicos e atividades didáticas é necessário para o avanço do conhecimento em áreas como a da saúde. A busca pelo bem estar dos animais e a aplicação de métodos alternativos para reduzir o uso em pesquisas têm sido prioridade da comunidade científica.

O uso dos animais na pesquisa é muito importante: eles nos ajudam a gerar conhecimento, avançar tanto na área da saúde animal quanto na saúde humana e também na geração de tecnologia. Os animais são utilizados em pesquisas para desenvolvimento de medicamentos e de vacinas. Nos ajudam a entender de forma aprofundada uma doença e também seus possíveis potenciais terapêuticos.

Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/animais-na-pesquisa-principios-eticos-para-o-avanco-cientifico

 


10. (D12) A principal finalidade do texto é

(A) Relatar experiências pessoais de cientistas com animais.

(B) Convencer o leitor da importância das pesquisas científicas com animais.

(C) Narrar a história de laboratórios que utilizam animais em seus estudos.

(D) Criticar, de forma irônica, a utilização de animais em experimentos.

 

Texto 7

Testes em laboratórios causam sofrimento, ferimentos e transtornos psicológicos nos animais. Há uma corrente de neurocientistas que sugere que animais não humanos, incluindo todos os mamíferos, aves, além dos polvos, possuem substratos neurológicos que geram a consciência e comportamentos intencionais, ou seja, eles sentem dor.

É justo os animais sofrerem com os testes para a obtenção de medicamentos e produtos que beneficiarão o homem? Isso não é uma forma de exploração?

Nem sempre os resultados obtidos em animais são os mesmos obtidos posteriormente em humanos.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/debate-pesquisa-animais/platb/

 


11. (D15) No trecho “Nem sempre os resultados obtidos em animais são os mesmos obtidos posteriormente em humanos”, a expressão “posteriormente” traz ideia de

(A) causa.

(B) efeito.

(C) tempo.

(D) adição.

 

12. (D20) Os textos 6 e 7 são considerados

(A) Semelhantes.

(B) Complementares.

(C) Contrários.

(D) Similares.

 

13. (D21) Após a leitura dos dois textos, pode-se dizer que

(A) Ambos defendem que o uso de animais deve ser abolido imediatamente.

(B) O texto 6 reconhece a importância científica do uso de animais, enquanto o texto 7 questiona a ética dessa prática.

(C) Ambos são contra os experimentos científicos por causarem dor.

(D) O texto 6 e o texto 7 defendem o uso irrestrito de animais em pesquisas.

Gabarito

Questões

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

Gabaritos

A

C

B

A

C

B

C

B

C

B

C

C

B

Descritores

D16

D5

D1

D2

D3

D12

D9

D13

D4

D12

D15

D20

D21

 

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