Emprego dos Pronomes Demonstrativos: atividade pronta para imprimir
Os pronomes demonstrativos são fundamentais para orientar o leitor dentro do discurso, indicando proximidade, distanciamento, tempo, referência e até relações textuais entre ideias. Dominar esse conteúdo é essencial tanto para a escrita quanto para a interpretação de textos.
Pensando nisso, preparamos uma atividade completa sobre o emprego dos pronomes demonstrativos, ideal para turmas do Ensino Fundamental II. O material trabalha identificação, uso correto, reescrita e aplicação em contexto, permitindo que o estudante compreenda, compare e diferencie cada forma pronominal (este/esse/aquele — isto/isso/aquilo).
O que você encontra nesta atividade
- Uso de este, esse, aquele em situações de proximidade e distância.
- Questões de interpretação envolvendo textos literários e tirinhas.
- Exercícios de reescrita e aplicação prática.
- Atividades abertas que estimulam o aluno a produzir frases autorais.
- Questões contextualizadas que facilitam o entendimento do conteúdo.
O material está organizado de forma clara e objetiva, pronto para ser impresso e utilizado em sala de aula.
Por que trabalhar pronomes demonstrativos?
O ensino desse conteúdo ajuda o estudante a:
- Melhorar a coesão e a clareza da escrita.
- Ler com mais precisão, identificando referências internas do texto.
- Diferenciar elementos do discurso conforme tempo e espaço.
- Desenvolver autonomia para interpretar gêneros variados.
Além disso, o tema é recorrente em avaliações diagnósticas e externas, sendo parte importante da progressão curricular em Língua Portuguesa.
ATIVIDADE
PRONOMES DEMONSTRATIVOS
Texto 1
“Este ano tem sido
desafiador, mas também cheio de aprendizados. Aqueles que se esforçaram desde o
início estão colhendo bons resultados agora. Já esses que deixaram tudo para a
última hora perceberam que não é fácil recuperar o tempo perdido.”
1. No trecho
“Este ano tem sido desafiador”, o pronome “este” indica algo:
(A) distante no
tempo.
(B) que já
passou.
(C) que está
próximo do falante.
(D) que
pertence a outra pessoa.
2. Em
“Aqueles que se esforçaram desde o início”, o pronome aqueles refere-se:
(A) a pessoas
próximas.
(B) a pessoas
distantes no discurso.
(C) a pessoas
indeterminadas.
(D) ao tempo
presente.
3. Reescreva
a frase abaixo substituindo o termo destacado por um pronome demonstrativo
adequado:
“Gostei do
filme que vimos ontem.”
_______________________________________________________________________________________
4. Complete
as orações com o pronome demonstrativo apropriado (este, esse, aquele, esta,
essa, aquela):
(A) ________
livro que está na minha mesa é muito interessante.
(B) ________
prova que fizemos ontem estava difícil.
(C) ________
alunos que chegaram atrasados perderam a explicação.
(D) Não me
lembro bem de ________ dia em que nos conhecemos.
(E) Gosto mais
de ________ música antiga do que das atuais.
5. Elabore
duas frases utilizando corretamente pronomes demonstrativos:
(A) Indicando
proximidade.
_______________________________________________________________________________________
(B) Indicando
distância.
_______________________________________________________________________________________
6. Explique
a diferença de sentido entre as frases abaixo:
(A) “Este
trabalho é meu.”
_______________________________________________________________________________________
(B) “Esse
trabalho é seu.”
_______________________________________________________________________________________
(C) “Aquele
trabalho é dele.”
_______________________________________________________________________________________
Texto 2
É BRANDO O DIA, BRANDO
O VENTO
É brando o dia, brando o
vento
É brando o sol e brando o
céu.
Assim fosse meu
pensamento!
Assim fosse eu, assim
fosse eu!
Mas entre mim e as brandas
glórias
Deste céu limpo e este ar
sem mim
Intervêm sonhos e
memórias...
Ser eu assim ser eu assim!
Ah, o mundo é quanto nós
trazemos.
Existe tudo porque existo.
Há porque vemos.
E tudo é isto, tudo é
isto!
(Fernando Pessoa)
Disponível em: < https://bit.ly/30AxJ9c>.
7. O eu
lírico deseja que seu pensamento fosse “brando”. Caso ele quisesse se referir a
este momento presente de reflexão, qual seria o uso adequado do pronome
demonstrativo?
(A) “Neste
momento, sinto paz.”
(B) “Nesse
momento, sinto paz.”
(C) “Naquele
momento, sinto paz.”
(D) “Daquele
momento, sinto paz.”
8. Em “Mas
entre mim e as brandas glórias / Deste céu limpo...”, o pronome “deste” indica:
(A) proximidade
com o leitor.
(B)
distanciamento do eu lírico.
(C) proximidade
do eu lírico com o céu.
(D) referência
a algo passado.
Texto 3
9. O emprego
do pronome “isto”, no primeiro quadro da tirinha, mostra que o personagem
(A) reconhece
com facilidade o alimento.
(B) se recusa a
reconhecer a habilidade culinária da esposa.
(C) acha o
prato estranho.
(D) se irrita
com a forma como o prato foi montado.
10.
Justifique o emprego dos pronomes “isto” e “isso” na tirinha.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
GABARITO
PRONOMES
DEMONSTRATIVOS
1. C
2. B
3.
“Gostei daquele filme.”
4. a) Este – b) Essa – c) Aqueles – d) Aquele – e) Aquela
5. “Esta é minha caneta” / “Aquela garota ficou nervosa na apresentação”
6. Resposta esperada: Indicam, respectivamente, proximidade com quem fala, com quem ouve e distância de ambos.
7. A
8. C
9. C
10. “Isto” foi
usado porque a comida está próxima do personagem que fala no quadro 1. “Isso”,
no quadro 2, foi usado porque, provavelmente, a personagem estava se referindo
à comida que estava no prato do esposo, portanto, o prato que estava longe
dela.
Clique para fazer o download:

Postar um comentário