ATIVIDADE SOBRE EMPREGO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS - 7º, 8º E 9º ANOS

    

 Emprego dos Pronomes Demonstrativos: atividade pronta para imprimir

Os pronomes demonstrativos são fundamentais para orientar o leitor dentro do discurso, indicando proximidade, distanciamento, tempo, referência e até relações textuais entre ideias. Dominar esse conteúdo é essencial tanto para a escrita quanto para a interpretação de textos.

Pensando nisso, preparamos uma atividade completa sobre o emprego dos pronomes demonstrativos, ideal para turmas do Ensino Fundamental II. O material trabalha identificação, uso correto, reescrita e aplicação em contexto, permitindo que o estudante compreenda, compare e diferencie cada forma pronominal (este/esse/aquele — isto/isso/aquilo).


O que você encontra nesta atividade

  • Uso de este, esse, aquele em situações de proximidade e distância.
  • Questões de interpretação envolvendo textos literários e tirinhas.
  • Exercícios de reescrita e aplicação prática.
  • Atividades abertas que estimulam o aluno a produzir frases autorais.
  • Questões contextualizadas que facilitam o entendimento do conteúdo.

O material está organizado de forma clara e objetiva, pronto para ser impresso e utilizado em sala de aula.


Por que trabalhar pronomes demonstrativos?

O ensino desse conteúdo ajuda o estudante a:

  • Melhorar a coesão e a clareza da escrita.
  • Ler com mais precisão, identificando referências internas do texto.
  • Diferenciar elementos do discurso conforme tempo e espaço.
  • Desenvolver autonomia para interpretar gêneros variados.

Além disso, o tema é recorrente em avaliações diagnósticas e externas, sendo parte importante da progressão curricular em Língua Portuguesa.

ATIVIDADE

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Texto 1

“Este ano tem sido desafiador, mas também cheio de aprendizados. Aqueles que se esforçaram desde o início estão colhendo bons resultados agora. Já esses que deixaram tudo para a última hora perceberam que não é fácil recuperar o tempo perdido.”

1. No trecho “Este ano tem sido desafiador”, o pronome “este” indica algo:

(A) distante no tempo.

(B) que já passou.

(C) que está próximo do falante.

(D) que pertence a outra pessoa.

 

2. Em “Aqueles que se esforçaram desde o início”, o pronome aqueles refere-se:

(A) a pessoas próximas.

(B) a pessoas distantes no discurso.

(C) a pessoas indeterminadas.

(D) ao tempo presente.

 

3. Reescreva a frase abaixo substituindo o termo destacado por um pronome demonstrativo adequado:

“Gostei do filme que vimos ontem.”

_______________________________________________________________________________________

 

4. Complete as orações com o pronome demonstrativo apropriado (este, esse, aquele, esta, essa, aquela):

(A) ________ livro que está na minha mesa é muito interessante.

(B) ________ prova que fizemos ontem estava difícil.

(C) ________ alunos que chegaram atrasados perderam a explicação.

(D) Não me lembro bem de ________ dia em que nos conhecemos.

(E) Gosto mais de ________ música antiga do que das atuais.

 

5. Elabore duas frases utilizando corretamente pronomes demonstrativos:

(A) Indicando proximidade.

_______________________________________________________________________________________

 

(B) Indicando distância.

_______________________________________________________________________________________

 

6. Explique a diferença de sentido entre as frases abaixo:

(A) “Este trabalho é meu.”

_______________________________________________________________________________________

 

(B) “Esse trabalho é seu.”

_______________________________________________________________________________________

 

(C) “Aquele trabalho é dele.”

_______________________________________________________________________________________

  

Texto 2

É BRANDO O DIA, BRANDO O VENTO

É brando o dia, brando o vento

É brando o sol e brando o céu.

Assim fosse meu pensamento!

Assim fosse eu, assim fosse eu!

Mas entre mim e as brandas glórias

Deste céu limpo e este ar sem mim

Intervêm sonhos e memórias...

Ser eu assim ser eu assim!

Ah, o mundo é quanto nós trazemos.

Existe tudo porque existo.

Há porque vemos.

E tudo é isto, tudo é isto!

(Fernando Pessoa)

Disponível em: < https://bit.ly/30AxJ9c>.

7. O eu lírico deseja que seu pensamento fosse “brando”. Caso ele quisesse se referir a este momento presente de reflexão, qual seria o uso adequado do pronome demonstrativo?

(A) “Neste momento, sinto paz.”

(B) “Nesse momento, sinto paz.”

(C) “Naquele momento, sinto paz.”

(D) “Daquele momento, sinto paz.”

 

8. Em “Mas entre mim e as brandas glórias / Deste céu limpo...”, o pronome “deste” indica:

(A) proximidade com o leitor.

(B) distanciamento do eu lírico.

(C) proximidade do eu lírico com o céu.

(D) referência a algo passado.

 

Texto 3

9. O emprego do pronome “isto”, no primeiro quadro da tirinha, mostra que o personagem

(A) reconhece com facilidade o alimento.

(B) se recusa a reconhecer a habilidade culinária da esposa.

(C) acha o prato estranho.

(D) se irrita com a forma como o prato foi montado.

 

10. Justifique o emprego dos pronomes “isto” e “isso” na tirinha.

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

GABARITO

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

        1. C

        2. B

        3.    “Gostei daquele filme.”

        4. a) Este – b) Essa – c) Aqueles – d) Aquele – e) Aquela

        5. “Esta é minha caneta” / “Aquela garota ficou nervosa na apresentação”

        6.  Resposta esperada: Indicam, respectivamente, proximidade com quem fala, com quem ouve e distância de ambos.

        7. A

        8. C

        9. C

        10. “Isto” foi usado porque a comida está próxima do personagem que fala no quadro 1. “Isso”, no quadro 2, foi usado porque, provavelmente, a personagem estava se referindo à comida que estava no prato do esposo, portanto, o prato que estava longe dela.


Clique para fazer o download:

        Atividade

        Gabarito

Postar um comentário