ATIVIDADE DE LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE TEXTO DE OPINIÃO - COM GABARITO - 8º E 9º ANOS

ATIVIDADE DE LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE TEXTO DE OPINIÃO - COM GABARITO - 8º E 9º ANOS

Esta atividade busca avaliar a capacidade de ler, compreender e interpretar dos alunos de 8º e 9º anos a respeito de textos de opinião.

Para tanto, as questões foram elaboradas considerando as Habilidades e Descritores do SAEB, os quais exigem dos alunos a leitura ativa dos textos, bem como a compreensão de elementos importantes para a comunicação, como a finalidade e as marcas de opinião nesses textos.

Atividade de Língua Portuguesa


Texto 1

A ciência do clima e o dilema de uma geração

Por “Coalizão Ciência e Sociedade”, grupo que integra cientistas para subsidiar diálogos de temas atuais e a elaboração de políticas públicas

Cada segundo perdido negando as mudanças climáticas é tempo que os adultos roubam dos jovens, que sofrerão suas terríveis consequências

Hoje, dia 20 de setembro, a Greve Global do Clima promove atividades em todo o mundo em defesa da justiça ambiental e do combate às mudanças climáticas. A Coalizão Ciência e Sociedade, composta por 70 cientistas de instituições de todas as regiões brasileiras, une-se a esse movimento que alerta sobre um tema que, apesar da sua relevância, tem sido negligenciado em debates públicos no Brasil.

O movimento despertou o interesse de jovens e crianças globalmente pois é liderado por uma adolescente sueca, Greta Thunberg. A lucidez dos jovens que aderem ao movimento impressiona, apelando aos governantes por seu direito a um futuro saudável e demandando ações imediatas para reverter a trajetória alarmante das mudanças climáticas globais. Mais impressionante ainda é a interpelação de Greta aos tomadores de decisão: “Ouçam a ciência e assumam a responsabilidade.”

Reverter os efeitos das mudanças climáticas causadas pelas ações humanas é uma questão prioritária para o planeta e para a sociedade. O consenso científico de que as mudanças climáticas já estão de fato ocorrendo é robusto e amplo. O atraso nas ações de mitigação das atuais emissões de gases de efeito estufa implicará em maiores impactos, principalmente para a geração mais jovem, além de custos muito mais altos para todos. Além disso, tornará mais difícil manter as metas estabelecidas no Acordo de Paris e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que buscam evitar mudanças climáticas numa rápida escalada de riscos para a natureza e para as atividades humanas.

No Brasil, a responsabilidade climática deveria ser a marca dos gestores e formuladores de políticas públicas e também dos agentes econômicos, seja pelos impactos econômicos, seja pelos impactos ambientais, e ainda pelos impactos sociais que acentuam a desigualdade entre os brasileiros.

Congregar a ciência e a sociedade, e à luz da mobilização dos jovens em prol de ações que reduzam os riscos e ameaças das mudanças climáticas para a qualidade de vida das futuras gerações, é uma condição essencial para pensar e conduzir melhores trajetórias de desenvolvimento do Brasil.

Disponível em: https://jornal.usp.br/


1.   (D1) Segundo o texto, negar as mudanças climáticas é prejudicial porque

(A) impede os jovens de participar de debates políticos.

(B) atrasa ações que aumentam impactos sofridos pelos jovens.

(C) dificulta o surgimento de novas tecnologias de mitigação.

(D) reduz o engajamento da sociedade civil.

 

2.   (D6) O tema central do texto é

(A) a criação de políticas educacionais para jovens.

(B) o protagonismo das redes sociais nas mobilizações globais.

(C) a urgência de ações para enfrentar as mudanças climáticas.

(D) a crítica ao Acordo de Paris e seus resultados.

 

3.   (D14) Assinale a alternativa que apresenta uma opinião expressa no texto.

(A) A Greve Global do Clima ocorre em diversos países.

(B) Greta Thunberg é uma adolescente sueca.

(C) A lucidez dos jovens que aderem ao movimento impressiona.

(D) O Acordo de Paris estabelece metas climáticas globais.

 

4.   (D4) O texto sugere que, se medidas urgentes não forem adotadas,

(A) os jovens deixarão de participar de protestos ambientais.

(B) os efeitos climáticos se concentrarão apenas no hemisfério norte.

(C) os custos e impactos das mudanças climáticas tendem a aumentar.

(D) o Acordo de Paris será automaticamente substituído.

 

5.   (D12) A finalidade predominante do texto é

(A) denunciar a manipulação de informações climáticas pela mídia.

(B) persuadir sobre a necessidade de ações imediatas diante da crise climática.

(C) relatar eventos históricos do movimento ambientalista.

(D) apresentar resultados de pesquisas científicas detalhadas.

 

6.    (D8) A tese defendida no texto é a de que

(A) os jovens devem liderar todos os debates climáticos.

(B) a crise climática não representa riscos imediatos.

(C) é urgente adotar medidas de mitigação das mudanças climáticas.

(D) o problema climático é exclusivamente político.

 

7.   (D9) A ideia principal apresentada no parágrafo sobre o consenso científico é

(A) apresentar definições sobre gases de efeito estufa.

(B) destacar que atrasos na mitigação agravam impactos e custos futuros.

(C) explicar como funcionam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

(D) relatar o papel da ONU em políticas ambientais.

 

8.   (D11) De acordo com o texto, o aumento da demora em agir contra o clima causa

(A) ampliação dos investimentos em tecnologia verde.

(B) redução das emissões globais.

(C) maiores impactos e dificuldades para alcançar metas globais.

(D) estabilidade dos riscos climáticos.

 

9.   (D13) As marcas linguísticas do texto revelam que o locutor é

(A) um grupo de cientistas que se dirige à sociedade e aos governantes.

(B) um jovem ativista escrevendo para outros adolescentes.

(C) uma organização não governamental voltada ao agronegócio.

(D) um jornalista relatando fatos de forma neutra.

 

10.         (D17) No trecho “Ouçam a ciência e assumam a responsabilidade.”, o uso do imperativo expressa

(A) um pedido neutro.

(B) uma ordem apelativa que reforça a urgência da ação.

(C) uma instrução técnica do movimento científico.

(D) uma sugestão hipotética.


GABARITO

ATIVIDADE DE LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO

1.    1 — B

2.    2 — C

3.    3 — C

4.    4 — C

5.    5 — B

6.    6 — C

7.    7 — B

8.    8 — C

9.    9 — A

10  10 — B

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