ATIVIDADE DE LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE TEXTO DE OPINIÃO - COM GABARITO - 8º E 9º ANOS
Esta atividade busca avaliar a capacidade de ler, compreender e interpretar dos alunos de 8º e 9º anos a respeito de textos de opinião.
Para tanto, as questões foram elaboradas considerando as Habilidades e Descritores do SAEB, os quais exigem dos alunos a leitura ativa dos textos, bem como a compreensão de elementos importantes para a comunicação, como a finalidade e as marcas de opinião nesses textos.
Atividade de Língua Portuguesa
Texto 1
A ciência do clima e o dilema de uma geração
Por “Coalizão Ciência e Sociedade”, grupo que integra
cientistas para subsidiar diálogos de temas atuais e a elaboração de políticas
públicas
Cada segundo perdido negando as mudanças climáticas é tempo
que os adultos roubam dos jovens, que sofrerão suas terríveis consequências
Hoje, dia 20 de setembro, a Greve Global do Clima promove
atividades em todo o mundo em defesa da justiça ambiental e do combate às
mudanças climáticas. A Coalizão Ciência e Sociedade, composta por 70 cientistas
de instituições de todas as regiões brasileiras, une-se a esse movimento que
alerta sobre um tema que, apesar da sua relevância, tem sido negligenciado em
debates públicos no Brasil.
O movimento despertou o interesse de jovens e crianças
globalmente pois é liderado por uma adolescente sueca, Greta Thunberg. A
lucidez dos jovens que aderem ao movimento impressiona, apelando aos
governantes por seu direito a um futuro saudável e demandando ações imediatas
para reverter a trajetória alarmante das mudanças climáticas globais. Mais
impressionante ainda é a interpelação de Greta aos tomadores de decisão: “Ouçam
a ciência e assumam a responsabilidade.”
Reverter os efeitos das mudanças climáticas causadas pelas
ações humanas é uma questão prioritária para o planeta e para a sociedade. O
consenso científico de que as mudanças climáticas já estão de fato ocorrendo é
robusto e amplo. O atraso nas ações de mitigação das atuais emissões de gases
de efeito estufa implicará em maiores impactos, principalmente para a geração
mais jovem, além de custos muito mais altos para todos. Além disso, tornará
mais difícil manter as metas estabelecidas no Acordo de Paris e nos Objetivos
do Desenvolvimento Sustentável, que buscam evitar mudanças climáticas numa
rápida escalada de riscos para a natureza e para as atividades humanas.
No Brasil, a responsabilidade climática deveria ser a marca
dos gestores e formuladores de políticas públicas e também dos agentes
econômicos, seja pelos impactos econômicos, seja pelos impactos ambientais, e
ainda pelos impactos sociais que acentuam a desigualdade entre os brasileiros.
Congregar a ciência e a sociedade, e à luz da mobilização dos
jovens em prol de ações que reduzam os riscos e ameaças das mudanças climáticas
para a qualidade de vida das futuras gerações, é uma condição essencial para
pensar e conduzir melhores trajetórias de desenvolvimento do Brasil.
Disponível em: https://jornal.usp.br/
1. (D1) Segundo o texto, negar as mudanças
climáticas é prejudicial porque
(A) impede os jovens de
participar de debates políticos.
(B) atrasa ações que
aumentam impactos sofridos pelos jovens.
(C) dificulta o
surgimento de novas tecnologias de mitigação.
(D) reduz o engajamento
da sociedade civil.
2. (D6) O tema central do texto é
(A) a criação de
políticas educacionais para jovens.
(B) o protagonismo das
redes sociais nas mobilizações globais.
(C) a urgência de ações
para enfrentar as mudanças climáticas.
(D) a crítica ao Acordo
de Paris e seus resultados.
3. (D14) Assinale a alternativa que
apresenta uma opinião expressa no texto.
(A) A Greve Global do
Clima ocorre em diversos países.
(B) Greta Thunberg é uma
adolescente sueca.
(C) A lucidez dos jovens
que aderem ao movimento impressiona.
(D) O Acordo de Paris
estabelece metas climáticas globais.
4. (D4) O texto sugere que, se medidas
urgentes não forem adotadas,
(A) os jovens deixarão de
participar de protestos ambientais.
(B) os efeitos climáticos
se concentrarão apenas no hemisfério norte.
(C) os custos e impactos
das mudanças climáticas tendem a aumentar.
(D) o Acordo de Paris
será automaticamente substituído.
5. (D12) A finalidade predominante do texto
é
(A) denunciar a
manipulação de informações climáticas pela mídia.
(B) persuadir sobre a
necessidade de ações imediatas diante da crise climática.
(C) relatar eventos
históricos do movimento ambientalista.
(D) apresentar resultados
de pesquisas científicas detalhadas.
6. (D8) A tese defendida no texto é a de que
(A) os jovens devem
liderar todos os debates climáticos.
(B) a crise climática não
representa riscos imediatos.
(C) é urgente adotar
medidas de mitigação das mudanças climáticas.
(D) o problema climático
é exclusivamente político.
7. (D9) A ideia principal apresentada no
parágrafo sobre o consenso científico é
(A) apresentar definições
sobre gases de efeito estufa.
(B) destacar que atrasos
na mitigação agravam impactos e custos futuros.
(C) explicar como
funcionam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
(D) relatar o papel da
ONU em políticas ambientais.
8. (D11) De acordo com o texto, o aumento da
demora em agir contra o clima causa
(A) ampliação dos
investimentos em tecnologia verde.
(B) redução das emissões
globais.
(C) maiores impactos e
dificuldades para alcançar metas globais.
(D) estabilidade dos
riscos climáticos.
9. (D13) As marcas linguísticas do texto
revelam que o locutor é
(A) um grupo de
cientistas que se dirige à sociedade e aos governantes.
(B) um jovem ativista
escrevendo para outros adolescentes.
(C) uma organização não
governamental voltada ao agronegócio.
(D) um jornalista
relatando fatos de forma neutra.
10.
(D17)
No trecho “Ouçam a ciência e assumam a responsabilidade.”, o uso do imperativo
expressa
(A) um pedido neutro.
(B) uma ordem apelativa
que reforça a urgência da ação.
(C) uma instrução técnica
do movimento científico.
(D) uma sugestão hipotética.
GABARITO
ATIVIDADE
DE LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
1.
1 — B
2.
2 — C
3.
3 — C
4.
4 — C
5.
5 — B
6.
6 — C
7.
7 — B
8.
8 — C
9.
9 — A
10 10 — B
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