ATIVIDADE - PRONOMES DEMONSTRATIVOS E EMPREGO DOS PORQUÊS - 7º, 8º E 9º ANOS

 ATIVIDADE - PRONOMES DEMONSTRATIVOS E EMPREGO DOS PORQUÊS - 7º, 8º E 9º ANOS

Esta atividade traz questões sobre o Emprego dos pronomes demonstrativos e sobre o Uso dos porquês. São 10 questões objetivas contextualizadas que servem para reforçar esses conteúdos.

Abaixo, seguem os links para o download da atividade de do gabarito

Atividade de Língua Portuguesa  - Pronomes Demonstrativos e Emprego dos Porquês


Texto 1

Tiras de Armandinho sobre o "uso dos porquês"

1.   É correto afirmar que o emprego dos porquês

(A) está inadequado no quadro 1, pois trata-se de uma pergunta.

(B) está adequado no quadro 2 apenas no caso do “por quê”.

(C) está adequado apenas no quadro 3 por se tratar de substantivo.

(D) está adequado no quadro 1 já que é uma frase interrogativa.

 

Texto 2

Tirinha com uso dos porquês

2.   No final da tirinha, é possível reconhecer que a garota ficou satisfeita com a resposta porque o garoto

(A) respondeu algo além de “por que sim” e “porque não”.

(B) finalmente deu atenção a ela.

(C) usou adequadamente os porquês.

(D) ficou irritado.

 

Texto 3

Porque

Sophia de Mello Breyner Andresen

Porque os outros se mascaram mas tu não

Porque os outros usam a virtude

Para comprar o que não tem perdão

Porque os outros têm medo mas tu não

 

Porque os outros são os túmulos caiados

Onde germina calada a podridão.

Porque os outros se calam mas tu não.

 

Porque os outros se compram e se vendem

E os seus gestos dão sempre dividendo.

Porque os outros são hábeis mas tu não.

 

Porque os outros vão à sombra dos abrigos

E tu vais de mãos dadas com os perigos.

Porque os outros calculam mas tu não.

 

3.   O verso “Porque os outros se mascaram mas tu não” expressa que o “tu” referido no texto

(A) segue padrões sociais.

(B) esconde seus sentimentos.

(C) agi com autenticidade e verdade.

(D) se esconde por trás de mentiras.

 

 

 


4.   A oposição expressa no poema entre “os outros” e “tu” expõe uma crítica a

(A) pessoas hipócritas, que vivem de aparência e são dissimuladas.

(B) quem enfrenta os perigos com coragem.

(C) aqueles que se mantêm fiéis aos próprios princípios.

(D) indivíduos que se expressam com sinceridade.

 

5.   A repetição do termo “porque” no poema

(A) reforça as virtudes desse “tu” referido no texto.

(B) indica dúvida sobre as ações dos “outros”.

(C) introduzi explicações sobre os defeitos da sociedade moderna.

(D) quebra a sonoridade dos versos.


 

Texto 3

1 Coríntios 11:23-26

²³ Pois eu recebi do Senhor, o que também vos entreguei, que o Senhor Jesus na noite em que foi traído, tomou pão ²⁴ e, havendo dado graças, o partiu e disse: Este é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. ²⁵ Do mesmo modo tomou o cálice, depois de haver ceado, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto todas as vezes que o beberdes em memória de mim. ²⁶ Pois todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.

6.   Em “este é o meu corpo”, o pronome demonstrativo “este” tem a função de

(A) indicar algo distante no tempo e no espaço.

(B) retomar uma ideia mencionada anteriormente.

(C) apontar para algo presente no momento da fala.

(D) antecipar uma ideia que será desenvolvida depois.

 

7.   Na expressão “este cálice é a nova aliança no meu sangue”, o termo “este” estabelece relação com

(A) um objeto físico presente na ceia, simbolizando o vinho.

(B) um fato futuro, relacionado à ressurreição.

(C) uma ideia abstrata já mencionada no versículo anterior.

(D) um sujeito implícito que representa os discípulos.

 

8.   Em “fazei isto em memória de mim”, o pronome “isto” retoma

(A) o gesto de Jesus lavar os pés dos discípulos.

(B) a ação de tomar o pão e o cálice como lembrança de Cristo.

(C) o momento da traição de Judas.

(D) a promessa de que Ele voltará.



9.   No verso “Pois todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice”, pode-se entender que o pão está

(A) próximo aos interlocutores.

(B) distante do locutor/enunciador.

(C) próximo ao locutor/enunciador.

(D) distante dos interlocutores e do locutor/enunciador.

 

10. No trecho bíblico, o gesto de Jesus, ao repartir o pão e oferecer o cálice, é apresentado como uma prática simbólica. O principal objetivo dessa ação é

(A) celebrar um momento de partilha apenas entre os apóstolos.

(B) instituir um ritual de lembrança e fé na sua entrega pela humanidade.

(C) anunciar a chegada imediata do Reino dos Céus.

(D) demonstrar a superioridade espiritual de Jesus diante dos discípulos.

 GABARITO

Atividade de Língua Portuguesa  - Pronomes Demonstrativos e Emprego dos Porquês

1 — D

2 — C

3 — C

4 — A

5 — A

6 — C

7 — A

8 — B

9 — C

10 — C

Links de download:

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