ATIVIDADE - PRONOMES DEMONSTRATIVOS E EMPREGO DOS PORQUÊS - 7º, 8º E 9º ANOS
Esta atividade traz questões sobre o Emprego dos pronomes demonstrativos e sobre o Uso dos porquês. São 10 questões objetivas contextualizadas que servem para reforçar esses conteúdos.
Abaixo, seguem os links para o download da atividade de do gabarito
Atividade de Língua Portuguesa - Pronomes Demonstrativos e Emprego dos
Porquês
Texto 1
1.
É correto afirmar que o emprego dos
porquês
(A) está inadequado no
quadro 1, pois trata-se de uma pergunta.
(B) está adequado no
quadro 2 apenas no caso do “por quê”.
(C) está adequado apenas
no quadro 3 por se tratar de substantivo.
(D) está adequado no
quadro 1 já que é uma frase interrogativa.
Texto 2
2.
No final da tirinha, é possível
reconhecer que a garota ficou satisfeita com a resposta porque o garoto
(A) respondeu algo além
de “por que sim” e “porque não”.
(B) finalmente deu
atenção a ela.
(C) usou adequadamente os
porquês.
(D) ficou irritado.
Texto 3
Porque
Sophia de Mello Breyner
Andresen
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
3. O
verso “Porque os outros se mascaram mas tu não” expressa que o “tu” referido no
texto
(A) segue padrões
sociais.
(B) esconde seus
sentimentos.
(C) agi com autenticidade
e verdade.
(D) se esconde por trás
de mentiras.
4.
A oposição expressa no poema entre “os
outros” e “tu” expõe uma crítica a
(A) pessoas hipócritas,
que vivem de aparência e são dissimuladas.
(B) quem enfrenta os
perigos com coragem.
(C) aqueles que se mantêm
fiéis aos próprios princípios.
(D) indivíduos que se
expressam com sinceridade.
5.
A repetição do termo “porque” no poema
(A)
reforça as virtudes desse “tu” referido no texto.
(B)
indica dúvida sobre as ações dos “outros”.
(C)
introduzi explicações sobre os defeitos da sociedade moderna.
(D)
quebra a sonoridade dos versos.
Texto 3
1 Coríntios 11:23-26
²³ Pois eu recebi do Senhor, o que também vos
entreguei, que o Senhor Jesus na noite em que foi traído, tomou pão ²⁴ e,
havendo dado graças, o partiu e disse: Este é o meu corpo que é por vós; fazei
isto em memória de mim. ²⁵ Do mesmo modo tomou o cálice, depois de haver ceado,
dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto todas as vezes
que o beberdes em memória de mim. ²⁶ Pois todas as vezes que comerdes deste pão
e beberdes do cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
6.
Em “este é o meu corpo”, o pronome
demonstrativo “este” tem a função de
(A) indicar algo distante no tempo e no espaço.
(B) retomar uma ideia mencionada anteriormente.
(C) apontar para algo presente no momento da fala.
(D) antecipar uma ideia que será desenvolvida depois.
7.
Na expressão “este cálice é a nova
aliança no meu sangue”, o termo “este” estabelece relação com
(A) um objeto físico presente na ceia, simbolizando o vinho.
(B) um fato futuro, relacionado à ressurreição.
(C) uma ideia abstrata já mencionada no versículo anterior.
(D) um sujeito implícito que representa os discípulos.
8.
Em “fazei isto em memória de mim”, o
pronome “isto” retoma
(A) o gesto de Jesus lavar os pés dos discípulos.
(B) a ação de tomar o pão e o cálice como lembrança de
Cristo.
(C) o momento da traição de Judas.
(D) a promessa de que Ele voltará.
9.
No verso “Pois todas as vezes que
comerdes deste pão e beberdes do cálice”, pode-se entender que o pão está
(A) próximo aos interlocutores.
(B) distante do locutor/enunciador.
(C) próximo ao locutor/enunciador.
(D) distante dos interlocutores e do locutor/enunciador.
10.
No trecho bíblico, o gesto de Jesus, ao
repartir o pão e oferecer o cálice, é apresentado como uma prática simbólica. O
principal objetivo dessa ação é
(A) celebrar um momento de partilha apenas entre os
apóstolos.
(B) instituir um ritual de lembrança e fé na sua entrega pela
humanidade.
(C) anunciar a chegada imediata do Reino dos Céus.
(D) demonstrar a superioridade espiritual de Jesus diante dos
discípulos.
Atividade
de Língua Portuguesa - Pronomes
Demonstrativos e Emprego dos Porquês
1 — D
2 — C
3 — C
4 — A
5 — A
6 — C
7 — A
8 — B
9 — C
10 — C
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